- Sou Imortal
- Grenal 447: Análise Tática da Mobilização e Reação no Clássico
Grenal 447: Análise Tática da Mobilização e Reação no Clássico
Por Redação Sou Imortal em 19/04/2025 23:21
O Internacional Busca o Empate Após o Grêmio Dominar Parte do Jogo
Em mais uma edição do clássico Grenal, o Grêmio não conseguiu superar o Internacional em sua Arena, mas a exibição da equipe certamente proporcionou um alívio aos seus torcedores, contrastando com as atuações apáticas e desorganizadas do passado recente. O Imortal demonstrou superioridade sobre o Colorado no primeiro tempo, abrindo o placar. Mesmo com a melhora do Inter na segunda etapa, o Grêmio conseguiu criar ataques perigosos nos momentos finais da partida.
Os visitantes enfrentaram dificuldades para neutralizar a intensa marcação do time da casa e para conter os contra-ataques liderados por Cristian Olivera, Braithwaite e Monsalve. A entrada de Bruno Tabata e a crescente influência de Alan Patrick no segundo tempo, autor do gol de empate, foram cruciais para a reação do Inter. O Grêmio ainda contesta uma possível penalidade não marcada em Aravena nos instantes finais do jogo.
Escalações Iniciais e Mudanças Táticas no Grenal 447
O técnico interino James Freitas surpreendeu ao escalar o lateral-esquerdo Marlon, recém-contratado do Cruzeiro, em sua estreia. Lucas Esteves foi retirado da equipe titular, enquanto Edenilson atuou como meia-central. Dodi formou a dupla de volantes com Villasanti, e Monsalve e Cristian Olivera foram escalados pelos lados do campo. Roger Machado, por sua vez, contou com os retornos de Victor Gabriel e Juninho, mas optou por manter Rogel na zaga ao lado de Vitão. Wesley também retornou ao time.
2 de 5Como as equipes iniciaram o Grenal 447 pela 5ª rodada do Brasileirão 2025 ? Foto: Rodrigo Coutinho
— ge (@geglobo) April 13, 2024
A Postura Tática do Grêmio e a Dificuldade do Internacional no Início do Jogo
É comum que em clássicos a disparidade técnica entre as equipes se reduza, impulsionada por diversos fatores. No entanto, a equipe em desvantagem precisa se esforçar para que isso realmente aconteça. E o Grêmio demonstrou essa atitude, entrando em campo com a determinação de se impor fisicamente diante de sua torcida.
A mudança na intensidade da marcação do Grêmio foi notável. Além da motivação extra proporcionada pelo clássico e pela mudança de treinador, a marcação gremista se mostrou mais organizada, sem os espaços entre os setores que haviam sido observados em partidas recentes. Não se tratava apenas de uma mudança no comportamento dos jogadores, mas de uma estratégia bem definida.
Marcação Gremista Anula Criação do Inter no Primeiro Tempo
Com encaixes e perseguições em cada setor, os jogadores do Imortal conseguiam exercer uma pressão constante sobre os colorados assim que estes recebiam a bola a partir do meio-campo defensivo. Quando os adversários trocavam de posição, os gremistas também ajustavam seus alvos de marcação de acordo com o setor.
Se Alan Patrick , por exemplo, recuasse para articular o jogo, e Bruno Henrique se projetasse ao ataque, os volantes do Imortal trocavam de foco de forma coordenada. Essa estratégia raramente falhou, assim como a determinação em não conceder tempo para o rival agir. Isso explica a limitada capacidade de criação do Inter até o intervalo, restringindo-se a apenas duas chegadas perigosas, ambas bem defendidas pelo goleiro Volpi.
3 de 5Grêmio Inter Gre-Nal ? Foto: Rafael Favero
— ge (@geglobo) April 13, 2024
Fernando Busca Soluções e Kannemann Retorna ao Grêmio
Fernando foi o jogador que mais conseguiu oferecer algum alívio ao Inter, sendo responsável pela jogada que culminou na finalização de Enner Valência após o cruzamento de Bernabei e pela cabeçada defendida pelo goleiro do Imortal após a cobrança de falta de Alan Patrick . Fora esses lances, o Internacional teve dificuldades em trocar uma sequência de três passes em zonas mais avançadas do campo.
A torcida gremista também celebrou o retorno de Kannemann, que já havia figurado no banco de reservas contra o Mirassol, mas desta vez precisou entrar em campo para substituir o lesionado Wagner Leonardo aos 30 minutos. No ataque, os donos da casa adotavam uma postura vertical e agressiva. Mesmo sem elaborar jogadas complexas, incomodavam a defesa adversária, principalmente nos contra-ataques.
Grêmio Abre o Placar e Domina o Final do Primeiro Tempo
Edenilson, Cristian Olivera e Monsalve foram bastante acionados nesse período. No entanto, somente na reta final da primeira etapa o Grêmio conseguiu criar perigo real, especialmente após o gol de Cristian Olivera, aproveitando uma sequência de chutes bloqueados na entrada da área e a grande defesa de Anthoni em uma finalização à queima-roupa de Braithwaite.
O goleiro do Inter precisou trabalhar mais duas vezes nos acréscimos para evitar que o Grêmio ampliasse a vantagem. Monsalve, que já havia participado da jogada do gol, protagonizou os dois lances. Cristian Olivera, por sua vez, era o destaque da partida, iniciando o segundo tempo com os mesmos problemas para Bernabei, que encontrava dificuldades em marcá-lo.
4 de 5Grêmio x Internacional - Arena do Grêmio - Vitão e Edenílson? Foto: Flickr - Internacional
— ge (@geglobo) April 13, 2024
Mudanças no Inter Buscam Novo Ritmo de Jogo
Roger Machado, insatisfeito com o desempenho de seus pontas, substituiu Wesley e Vitinho aos 15 minutos, promovendo as entradas de Gabriel Carvalho e Bruno Tabata. Essa mudança alterou o perfil dos jogadores de lado de campo, priorizando a capacidade de articulação e o preenchimento da zona central em detrimento da velocidade e profundidade.
O Inter já conseguia atuar com mais frequência no campo do Grêmio , que diminuiu a intensidade das perseguições e passou a proteger mais as áreas defensivas. O Colorado chegou ao empate em um pênalti convertido por Alan Patrick , pouco antes da metade do segundo tempo. Rogel venceu um duelo aéreo, e a bola tocou no braço de João Pedro. Vale destacar o bom cruzamento de Tabata na origem da jogada.
Internacional Aumenta a Pressão e Busca a Virada
Outro fator que contribuiu para o crescimento do Inter no segundo tempo foi o aumento da eficácia das pressões pós-perda no campo de ataque, o que diminuiu a possibilidade de contra-ataques por parte dos anfitriões. Com isso, o time passou mais tempo rondando a área adversária. Edenilson deu lugar a Aravena, e Monsalve passou a atuar centralizado. Roger ainda promoveu as entradas de Ronaldo e Borré, substituindo Bruno Henrique e Enner Valência.
5 de 5Grêmio Inter Gre-Nal ? Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter
— ge (@geglobo) April 13, 2024
Final de Jogo Eletrizante: Oportunidades para os Dois Lados
O Colorado se manteve no ataque, trocando passes com maior desenvoltura. Bruno Tabata foi fundamental para gerar imprevisibilidade no sistema ofensivo visitante, executando movimentos distintos dos de Vitinho e demonstrando qualidade na condução da bola. O Grêmio se viu acuado e observava o Inter concluir seus ataques com regularidade.
James Freitas, com apenas uma parada restante para realizar substituições, promoveu as entradas de Camilo, Cristaldo e Alysson nos lugares de Villasanti , Monsalve e Cristian Olivera. Preocupado com o ímpeto do jovem ponta gremista no setor de Bernabei, Roger substituiu o argentino por Ramon.
O "sangue novo" na linha de frente permitiu ao Grêmio voltar a incomodar a defesa do Inter com passes diretos aos atacantes e velocidade nas transições. Aravena caiu na área após um choque com Aguirre, gerando reclamações por um possível pênalti. O próprio chileno acertou a trave pouco depois, mas o Inter também levou perigo em finalizações de Gabriel Carvalho e Tabata nos minutos finais da partida.

Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros