- Sou Imortal
- Camilo na Lateral? Grêmio Busca Solução Inesperada Contra Fluminense
Camilo na Lateral? Grêmio Busca Solução Inesperada Contra Fluminense
Por Redação Sou Imortal em 02/08/2025 13:12
As recentes performances de Camilo no meio-campo não apenas o reabilitaram no elenco do Grêmio, mas o credenciaram a uma posição inesperada: a lateral direita. A carência no setor, agravada pela lesão do zagueiro Gustavo Martins, que vinha improvisado na função, abriu caminho para que o volante se tornasse uma opção prioritária para o confronto deste sábado, às 21h, no Maracanã, contra o Fluminense.
O técnico Mano Menezes demonstrou confiança nas contribuições de Camilo em campo. O jogador teve atuações elogiadas ao entrar nas partidas contra Palmeiras, no Allianz Parque, e Fortaleza, na Arena. No último compromisso, inclusive, Camilo substituiu Gustavo Martins , que precisou deixar o gramado após sentir dores na coxa direita, reforçando a percepção de que o volante está apto a assumir responsabilidades em diferentes setores.
Camilo: De Volante a Lateral Improvável
Apesar de sua posição de origem ser a segunda função do meio-campo, Camilo não é um novato na lateral. O atleta já havia treinado na posição durante o período de paralisação para a Copa do Mundo de Clubes, o que conferiu ao corpo técnico uma segurança adicional para considerá-lo na função. Contratado em fevereiro de 2025, o jogador disputou 20 partidas pelo Grêmio, iniciando metade delas. Curiosamente, antes de sua entrada contra o Palmeiras, Camilo amargava um período de sete jogos consecutivos sem sair do banco de reservas.
A disputa pela vaga na lateral direita, no entanto, não se restringe a Camilo . João Lucas, lateral de ofício, também está relacionado para a partida e surge como uma alternativa viável. O técnico Mano Menezes esclareceu a decisão de optar por Camilo , apesar do retorno de João Lucas :
João, que esteve no banco, não coloquei porque retornou recém da lesão muscular bem significativa. Já está treinando, estamos dando tranquilidade para que possa entrar. Entendemos hoje (terça-feira) que deveria entrar Camilo, que treinou bastante de lateral e nos sentimos seguros. A resposta que deu justifica a escolha.
A trajetória de João Lucas no Grêmio tem sido marcada por infortúnios. Contratado em janeiro, o atleta aguarda uma nova oportunidade para se firmar. Quando os titulares da lateral direita, João Pedro e Igor Serrote, sofreram lesões, João Lucas também foi acometido por um problema na coxa direita. O jogador de 27 anos, que chegou do Juventude, participou de apenas 11 jogos na temporada, sendo titular em cinco deles.

Cenário da Lateral Direita e Desfalques Cruciais
A complexidade na lateral direita do Grêmio se acentua com as ausências prolongadas. João Pedro fraturou a tíbia esquerda em maio, e seu retorno é esperado apenas entre o final de agosto e o início de setembro. Já Igor Serrote, outra opção para a posição, foi negociado nesta semana com o Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, em uma transação avaliada em US$ 5,5 milhões (equivalente a R$ 30,7 milhões). Esses desfalques estruturais pavimentam o caminho para soluções emergenciais como a de Camilo .
Para o confronto diante do Fluminense, a provável escalação do Grêmio indica: Tiago Volpi, Camilo (ou João Lucas ), Kannemann, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Dodi, Villasanti (ou Alex Santana), Pavon e Riquelme; Alysson e Braithwaite. Além das questões na lateral, o Grêmio terá de lidar com outras ausências importantes.
Marlon e Cristian Olivera estão suspensos por acumularem o terceiro cartão amarelo. Além disso, o volante Villasanti , peça fundamental no esquema tático, viajou ao Rio de Janeiro com a delegação, mas sua escalação não está assegurada devido a dores no púbis. Essas baixas exigem ainda mais do técnico Mano Menezes na montagem da equipe.
O Confronto Decisivo no Maracanã
O Grêmio enfrenta o Fluminense a partir das 21h deste sábado, no Maracanã, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time gaúcho ocupa a 14ª posição na tabela, com 20 pontos, a mesma pontuação do Fluminense, que figura na 12ª colocação. O jogo assume um caráter decisivo, não apenas pela busca por posições mais elevadas na tabela, mas também pela necessidade de estabilizar o desempenho da equipe após um período de oscilações.
O mês de agosto reserva um calendário menos apertado para o Grêmio , com a equipe tendo um jogo por semana. Esse período pode ser crucial para o técnico Mano Menezes ajustar o time, integrar novos jogadores e encontrar as melhores soluções táticas para as carências do elenco, como a que agora coloca Camilo em uma função tão vital e inesperada.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros