1. Sou Imortal

Executivo do Grêmio: "O que tem que aparecer é o trabalho"

Por Redação Sou Imortal em 14/09/2024 06:21

O Bastidor do Trabalho: A Visão do Executivo

Luís Vagner Vivian, o homem por trás da gestão do futebol no Grêmio, prefere a discrição à exposição. Ele acredita que o trabalho deve falar por si mesmo, e que é no campo que a verdadeira prova de sucesso se manifesta.

Em entrevista exclusiva ao ge, no CT Luiz Carvalho, Vivian deixou claro que a função do executivo é colocar em prática o planejamento do Conselho de Administração, e que a função do presidente e vice de futebol é a de lidar com as manifestações públicas.

?O clube é estatutário, tem presidente, vice-presidentes. Os executivos são os agentes de trabalho para colocar em produção aquilo que é planejado pelo Conselho de Administração. Eu não vejo necessidade de aparecer. Posso garantir que o que aparece tem parte do trabalho, não só meu, mas de toda uma retaguarda que trabalha aqui?, afirmou.

Desafios e Metas: Um Grêmio em Transformação

Vivian chegou ao Grêmio em 2022, com a missão de reestruturar o departamento de futebol e impulsionar o clube rumo a um futuro promissor. Para ele, o Grêmio , assim como o futebol brasileiro, precisa de uma atualização em termos de organização e modelo de negócio.

?O Brasil está um pouco atrasado no futebol em relação ao restante do mundo, organizacional, que acaba refletindo. E aqui no Grêmio eu senti também em relação ao Brasil, atraso de algumas coisas que pareciam simples. De modelo de negócio, por exemplo. De acelerar processo, de ter projetos de lançar os meninos. O Grêmio tinha 16 jogadores emprestados. Nenhum com potencial para jogar aqui. E o Grêmio pagava a maioria dos salários. Essas otimizações que fizemos?, revelou.

Vivian, que já trabalhou no Grêmio em outras funções, enfrenta o desafio de construir uma equipe competitiva com recursos limitados.

?É conseguir montar uma equipe competitiva sem o recurso que outros clubes têm hoje. Manter competitividade esportiva com um equilíbrio financeiro, é o maior desafio dos clubes que não têm um aporte financeiro tão grande. Em termos de folha para investir no elenco, o Grêmio está entre 10º e 11º. E tu sabes que o Grêmio , na grandeza do clube, não pode se conformar em brigar por uma classificação de meio de tabela?, destacou.

?Tem que ser o mais assertivo possível nas contratações, na montagem, na estrutura, tudo que envolve as condições de trabalho para o dia a dia da comissão técnica e dos atletas?, acrescentou.

Renato Portaluppi: Uma Relação de Respeito e Trabalho

Vivian e Renato Portaluppi, o técnico do Grêmio , têm uma relação de respeito e alinhamento de ideias, construída ao longo de anos de trabalho conjunto.

?Uma das coisas que eu tinha um pouco de receio quando eu vim trabalhar nessa função, apesar de me dar bem com ele, me respeitar e vice-versa, mas como seria o tratamento comigo porque as outras vezes eu trabalhei como supervisor, mas ele sabe respeitar muito a hierarquia dentro do clube. Não posso reclamar disso em nenhum momento?, destacou Vivian.

?A gente sabe também que ele é o treinador e tem as suas as suas necessidades de liderança e muita coisa tem que ser ele que tem que fazer. Mas ele também sabe que nas outras partes que não são a área técnica do vestiário, tem pessoas que estão cuidando disso, a preocupação do Renato sempre é que a coisa funcione. Quando ele vê que a coisa não está funcionando, ele vai exigir como eu exijo de outras áreas que quando eu vejo que não estão funcionando?, explicou.

A renovação de Renato Portaluppi para a próxima temporada será discutida ao final do ano, sem pressa.

?Se entrar num assunto de renovação com o treinador vem uma série de outras renovações, de reforços, de comissão... É um conjunto e aí isso pode interferir. Nosso combinado é a gente esperar mais para o final do ano, talvez não seja só depois do campeonato, se a gente conseguir já estar equilibrado na competição, antes mesmo de terminar o campeonato em si, a gente já possa adiantar alguma coisa?, comentou o executivo.

A Base do Sucesso: Jovens Talentos e Negociações Estratégicas

O Grêmio tem investido na integração da base ao profissional, com um sistema de categorização que acompanha o desenvolvimento dos jovens atletas.

?Como não tem como estar full time na base acompanhando os atletas, eles também têm esse monitoramento lá e aceleraram o processo na base. Tem aquele atleta que acreditamos que podem ter espaço aqui no profissional e vamos fazendo um trabalho já pensando neles lá. O ideal é que sempre a promessa, a aposta, venha da base. Normalmente é o terceiro da posição. Vamos partir do princípio que tem três para cada posição. Então esse terceiro tem que vir fomentar a base?, avaliou Vivian.

O executivo citou o caso de Alysson, um jovem ponta direita que está se recuperando de uma lesão no CT Luiz Carvalho e pode ser utilizado na equipe em 2024.

?Talvez ainda no final do ano algumas surpresas de algum pegando uma relação, como é o caso do Alysson que está aqui conosco. Já trouxemos para o departamento médico pra acelerar o processo de recuperação. Era um atleta que a gente queria já estar usando mais?, revelou.

O Grêmio tem colhido frutos da aposta na base, com jovens talentos como Gustavo Nunes, vendido ao Brentford, da Premier League, por 12 milhões de euros (R$ 73,6 milhões).

O clube também tem negociado outros atletas, como Cuiabano, transferido para o Botafogo, com foco em garantir uma participação em futuras negociações.

?Em fim de contrato (vencia em dezembro deste ano) e sem avançar na renovação, o clube gaúcho acertou a venda do jogador de 21 anos, com direito a 20% da chamada "mais-valia", que é o lucro do Alvinegro em uma futura negociação?, explicou Vivian.

Desde o início da nova gestão, em 2022, o Grêmio negociou 27 jogadores, com o objetivo de garantir benefícios a médio e longo prazo.

?Desde o início da nova gestão, no fim de 2022, o Grêmio já negociou 27 jogadores com algum tipo de "benefício" a médio ou longo prazo. Isto é, venda com percentual mantido, mais-valia ou mesmo liberação de atleta sem custos, mas permanecendo com uma porcentagem dos direitos do atleta, pensando em uma possível negociação adiante?, finalizou.

O trabalho silencioso, mas fundamental, de Vivian no Grêmio

Em meio à busca por resultados e títulos, o Grêmio busca construir um futuro sólido e sustentável. Luís Vagner Vivian, com sua visão estratégica e foco no trabalho, tem sido peça fundamental nesse processo.

Ele acredita que o sucesso se conquista com planejamento, organização, desenvolvimento de talentos e gestão financeira responsável.

?Eu costumo falar que o que tem que aparecer é o trabalho. E no campo, que é o objetivo de todo mundo aqui?, afirma Vivian.

O futuro do Grêmio está sendo moldado por pessoas como Vivian, que trabalham incansavelmente nos bastidores, para que o clube possa voltar a brilhar nos gramados.

?O Grêmio é um clube que precisa ter objetivos ambiciosos, mas para isso precisa ter uma gestão eficiente, um bom planejamento e uma estrutura forte. As coisas não se constroem da noite para o dia. É preciso ter paciência, persistência e trabalho duro?, concluiu.

SIGA NO google news

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos