- Sou Imortal
- Grêmio: Luís Castro detalha uso de Tetê e a importância dos pontas no esquema tático
Grêmio: Luís Castro detalha uso de Tetê e a importância dos pontas no esquema tático
Por Redação Sou Imortal em 17/01/2026 09:22
A expectativa para a estreia de Tetê com a camisa do Grêmio é palpável. O reforço mais aguardado da temporada deve fazer sua primeira aparição contra o São Luiz, na Arena, neste sábado. Mais do que um simples jogo, a partida representa a concretização do sonho do atacante em vestir a armadura tricolor.
Estratégias de Luís Castro para Tetê e os Pontas
Luís Castro, treinador com quem Tetê já tem familiaridade, compartilhou suas ideias sobre como integrar o novo jogador. O técnico português enfatizou a importância crucial dos jogadores de lado de campo em sua filosofia de jogo e levantou a possibilidade de Tetê atuar como um meia central, embora com ressalvas.
?Tivemos um caso de um jogador como o Willian, que foi um jogador que toda a vida jogou pelo corredor e hoje jogou na 10, na meia. É muito diferente. É como o Tetê. O Tetê jogou sempre no corredor direito. Pode fazer ali (na meia)? Pode. O André Henrique pode ir fazer a 10? Pode. Um jogador bom tecnicamente pode fazer? Pode,? explicou Luís Castro.
A Lógica por Trás da Utilização de Tetê
O comandante gremista fez uma analogia para ilustrar sua visão sobre a alocação de jogadores em posições que fogem de suas características primordiais. ?Acho que é comprarmos um ingrediente para a sopa e depois vamos colocá-lo na sopa errada,? ponderou, indicando que a principal virtude de Tetê reside nas pontas.
A chegada de Tetê não é o único movimento do Grêmio no mercado. O clube também anunciou José Enamorado, colombiano com perfil similar, atuando predominantemente pelo lado direito, mas com capacidade de jogar pela esquerda. Outra peça que tem ganhado espaço e se destacado, especialmente na goleada sobre o Avenida, é Roger, que renovou seu contrato e ocupa justamente a posição onde Tetê se sente mais à vontade.
?Eu preciso dos pontas e preciso de pontas de qualidade, porque muitas vezes nós falamos nos 11 titulares, mas na nossa cabeça de treinadores, quando vamos a jogo, vamos com um 11 titular que é feito para ir por 15 ou 16. No futebol de hoje, os pontas são jogadores com muito desgaste ao longo do jogo. Por isso, e quem está atento àquilo que são as minhas equipes, os pontas que começam não são os pontas que acabam o jogo,? detalhou Castro.
O elenco do Grêmio oferece diversas opções para as laterais do ataque, com nomes como Amuzu, Tetê, Willian, Enamorado, Roger, Aravena, Gabriel Mec e Pavon (atualmente lesionado).
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros