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Grêmio Reclama da Arena: Ingressos, Gramado e Gestão em Nota

Por Redação Sou Imortal em 06/05/2025 15:41

A relação entre o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e a Arena Porto-Alegrense, empresa responsável pela administração do estádio, tem sido historicamente complexa e repleta de divergências. Inaugurada em 8 de dezembro de 2012, a moderna praça esportiva foi construída com a promessa de oferecer conforto e estrutura de ponta, mas a convivência entre o clube e a gestora, criada para operar o complexo, tem gerado atritos contínuos.

O acordo original com a construtora OAS previa que a empresa deteria a exploração comercial do local por duas décadas, estendendo-se até o ano de 2033. Nesse arranjo, a Arena Porto-Alegrense não apenas administra a infraestrutura, mas também controla a operação durante partidas de futebol e outros eventos, como espetáculos musicais, e retém as receitas geradas por essas atividades.

Aspectos Contratuais e Financeiros da Arena

O cenário foi complicado por questões financeiras enfrentadas pela OAS. Envolvida nos desdobramentos da Operação Lava Jato, a construtora ingressou em processo de recuperação judicial no ano de 2015. Mais recentemente, em outubro de 2024, o Grêmio adquiriu uma parcela da dívida que a Arena Porto-Alegrense possuía junto ao banco Banrisul, um movimento que adiciona mais uma camada à intrincada dinâmica entre as partes.

Grêmio Reclama da Arena: Ingressos, Gramado e Gestão em Nota
Foto: ( Fernando Becker/RBS TV)

As Críticas Recorrentes: Acesso e Gramado

Nesse contexto de convivência turbulenta, o clube veio a público manifestar seu descontentamento com episódios recentes. Em uma comunicação divulgada em seu canal oficial na tarde da última terça-feira, o Grêmio apresentou uma lista de apontamentos críticos sobre o funcionamento do estádio. As queixas são diretamente direcionadas à empresa que administra o local.

O documento inicia sublinhando que "são episódios que vêm se reiterando ao longo dessa difícil relação com a Arena, sobre os quais a gestão tem o dever de se pronunciar". As preocupações externadas pelo Tricolor Gaúcho abrangem desde obstáculos na aquisição de ingressos e no acesso ao estádio, especificamente relacionados à biometria facial, até problemas na condição do gramado, que passou por uma substituição parcial pouco antes de um confronto recente contra a equipe do Santos.

A nota reitera a posição do clube, afirmando que "tem cumprido rigorosamente todas as obrigações contratuais assumidas no negócio Olímpico/Arena" e que, em contrapartida, "o clube e sua torcida vêm sofrendo com a má prestação de serviços, ano após ano".

O Posicionamento Firme do Grêmio

A seguir, a íntegra da nota divulgada pelo Grêmio :

"O Grêmio manifesta sua inconformidade com os fatos ocorridos na Arena antes e durante o jogo do último domingo. São episódios que vêm se reiterando ao longo dessa difícil relação com a Arena, sobre os quais a gestão tem o dever de se pronunciar, enquanto fiel representante do torcedor do Grêmio .

Não é admissível que nosso torcedor enfrente qualquer dificuldade para a aquisição de ingressos (seja permanecendo longos períodos em filas virtuais, seja esbarrando em frustradas tentativas de identificação facial).

Essas são questões que estão sob o domínio da Arena Porto-Alegrense, empresa gestora do estádio, que não tem conseguido solucionar os problemas apresentados no seu sistema de vendas. Ainda que com público reduzido, muito em razão da política de preços estabelecida unilateralmente pela Arena, novamente houve formação de filas imensas para acesso ao estádio, eliminando o conforto prometido ao torcedor.

Dentro do campo, o time enfrentou um gramado refeito às pressas, com imperfeições perceptíveis aos expectadores em todo o Brasil.

Quando o torcedor é prejudicado, o Grêmio também é; quando o gremista deixa de ir ao estádio, o time perde um apoiador. Quando o gramado é ruim, a equipe não desenvolve seu melhor potencial. São detalhes que fazem a diferença.

O Grêmio tem cumprido rigorosamente todas as obrigações contratuais assumidas no negócio Olímpico/Arena; nada obstante, além das inadimplências reiteradas que estão sendo discutidas nos foros adequados, o clube e sua torcida vêm sofrendo com a má prestação de serviços, ano após ano.

Asseguramos ao nosso torcedor que as medidas cabíveis foram e continuarão sendo tomadas na defesa do Grêmio e de sua imensa torcida."

O clube assegura à sua massa associada que providências legais e administrativas foram e continuarão sendo adotadas na defesa dos interesses do Grêmio e de seus torcedores, diante dos recorrentes impasses com a gestão da Arena.

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Lucas

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Comentado em 06/05/2025 20:01 Aff, ingressos são um sufoco! Mas vamos lá, nosso tricolor sempre na luta! Vai Grêmio! kkkk
Carlos

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Comentado em 06/05/2025 17:50 Arena tá chata, mas seguimos firmes! rs
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