1. Sou Imortal

Luís Castro detalha estratégia de rotatividade e "dois times" no Grêmio

Por Redação Sou Imortal em 06/02/2026 13:12

O comandante gremista, Luís Castro, expressou satisfação com o progresso observado na equipe, especialmente após a convincente vitória de 5 a 3 contra o Botafogo. Segundo o treinador, a sintonia entre os atletas e a filosofia de jogo tem se fortalecido, assim como o vínculo entre a comissão técnica e o plantel.

?Nós temos que progredir. As equipes têm que ter dinâmica de progressão. Felizmente (o time) está a ter?, declarou o português em um breve contato com a imprensa durante o treino da última sexta-feira, no CT Luiz Carvalho, que teve parte de suas atividades aberta aos jornalistas.

A busca pela excelência e a preparação para o futuro

Castro permanece vigilante quanto ao preparo físico da equipe neste início de temporada. Ele ressaltou que a tendência do futebol em escala global aponta para a necessidade de os clubes possuírem, idealmente, duas equipes em condições de competir, permitindo assim a alternância e o descanso dos jogadores.

?Fazer duas equipes para trocar. O futebol mundial vai exigir isso. O futebol mundial quer mais jogos. Que jogo dá hoje na televisão? Se não há, ficamos tristes, se não há jogo do Brasileirão, se não há jogo de Champions. O dia fica vazio. O mundo exige jogos e temos que estar preparados para isso?, argumentou o treinador.

O Grêmio não adota um cronograma fixo para definir quais jogadores atuarão em cada partida, seja o time principal ou uma formação alternativa. De acordo com Luís Castro, a intensidade do calendário do futebol brasileiro torna o planejamento a longo prazo uma tarefa complexa e, muitas vezes, inviável.

Flexibilidade tática e adaptação ao cenário brasileiro

?O plano se faz por ele próprio. No Brasil, com o número de jogos que há, se faz por ele próprio. Um (jogador) é suspenso, outro é lesionado. O plano é sempre com uns desvios de 50%. O presente vai nos determinar o futuro. Cada contexto. Não é muito rígido. Às vezes, tem que ser de repente.?

O Tricolor Gaúcho se prepara para enfrentar o Novo Hamburgo neste sábado, às 18h30min, em partida única válida pelas quartas de final do Gauchão. Após escalar os titulares contra o Botafogo, espera-se uma escalação mista para o confronto, demonstrando a estratégia de gestão do elenco.

Uma possível formação para o Grêmio neste jogo pode ser: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Viery e Caio Paulista; Noriega, Dodi, Tetê (Enamorado), Willian (Edenilson) e Amuzu; André Henrique. Arthur e Pavon estão fora devido a suspensões por expulsão no jogo anterior contra o Juventude.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos