- Sou Imortal
- Luís Castro Detalha Saída de Tiaguinho e Avalia Desempenho do Grêmio
Luís Castro Detalha Saída de Tiaguinho e Avalia Desempenho do Grêmio
Por Redação Sou Imortal em 28/01/2026 23:03
Após o revés diante do Fluminense por 2 a 1, o técnico Luís Castro veio a público para detalhar as substituições efetuadas na equipe gremista, contrastando com a escalação utilizada no clássico anterior. Uma das movimentações que gerou maior repercussão foi a substituição do jovem Tiaguinho, até então uma das apostas para a temporada, por Dodi. Outra alteração significativa foi a saída de Cristaldo para a entrada de Edenilson.
Justificativas para as Mudanças Táticas
O comandante gremista ressaltou a importância de ter cautela ao se referir a atletas em fase de desenvolvimento. Ele declarou: "Nós temos que ter muito cuidado ao falar dos jogadores mais novos porque estão em construção, em formação. São jogadores que usam muito aquilo que é uma chegada à equipe, a progressão dentro da equipe A e a exigência. Portanto, nós temos que ter cuidado e, quando temos eles a trabalhar conosco, temos que ter cuidado naquilo que fazemos com eles". Tiaguinho, em virtude dessas decisões, permaneceu no banco de reservas durante todo o confronto no Maracanã.
Castro explicou que as alterações foram motivadas pela necessidade de aprimorar o desempenho defensivo da equipe, especialmente após o resultado do clássico Gre-Nal. Ele pontuou que os jogadores demonstraram competitividade, apesar do placar desfavorável no Rio de Janeiro. O técnico argumentou: "Vocês certamente não esperavam que depois de um resultado daquele (Gre-Nal), eu não fizesse nada na equipe. Estar como esteve e jogar com os mesmos jogadores, até porque temos de dar sinais à equipe que não é normal ter um resultado daqueles e queremos mudar as coisas. A opção para dar uma maior capacidade".
Avaliação do Desempenho em Campo
O treinador detalhou ainda a estratégia por trás da escolha dos atletas: "Sabíamos que íamos ter alguns momentos de grande intensidade no jogo e que podíamos ter que defender um pouco mais atrás. Então, optamos por esse tipo de jogadores, mas não foi por eles, por jogar o Edenilson e jogar o Dodi , que nós perdemos o jogo. No ano passado, nos momentos finais da temporada, eles estavam a jogar. E toda a crítica falou sobre esse momento na época e referiu-se de forma positiva à temporada, e eles dentro".
Apesar das justificativas, Luís Castro reconheceu as oscilações apresentadas pelo time. Ele atribuiu parte dessas inconsistências ao início de temporada e assegurou que a evolução é um processo em andamento. O técnico comentou: "As fragilidades que nós evidenciamos e vamos evidenciando defensivamente ao longo da pré-temporada que ficou para trás, elas não estão totalmente resolvidas. Não somos ainda uma equipe estável, nem ofensivamente, nem uma equipe estável ainda defensivamente, mas isso é um processo normal que as equipes encontram. Temos o primeiro jogo de campeonato feito e temos meia dúzia de jogos do estadual. Acho que é um processo normal".
Próximos Passos e Perspectivas
Em contrapartida, o português fez questão de elogiar a performance de Edenilson, que permaneceu em campo durante os 90 minutos. Castro destacou a contribuição do jogador: "Substituir um jogador com a dimensão do Edenilson, que estava dando a ligação à frente e compensava atrás e estava a fazer os equilíbrios atrás, nós achámos que devíamos deixar ir até ao fim. Estava a equilibrar bem a equipe".
O Grêmio se prepara agora para o próximo compromisso, que ocorrerá no sábado, às 16h30min, na Arena, contra o Juventude. A partida é válida pela sexta e última rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros