- Sou Imortal
- Mourinho Detalha Laços com o Grêmio: Elogios a Renato Gaúcho e Futebol Brasileiro
Mourinho Detalha Laços com o Grêmio: Elogios a Renato Gaúcho e Futebol Brasileiro
Por Redação Sou Imortal em 19/08/2025 18:21
O renomado estrategista português, José Mourinho, recentemente concedeu uma entrevista ao canal SportyNet, onde não poupou palavras de apreço a Renato Gaúcho, figura emblemática do Grêmio e atual técnico do Fluminense. O atual comandante do Fenerbahçe-TUR aproveitou a ocasião para discorrer sobre sua ligação com o futebol nacional, revelando inclusive suas preferências clubísticas no Brasil.
Ao abordar a figura de Renato, Mourinho expressou uma admiração particular pela autenticidade do brasileiro. "Com o Renato, nunca tivemos a oportunidade de nos conhecer, mas é um cara que me diverte. É um tipo genuíno, que não esconde o que é. Estava ali atrás torcendo por ele. Somos genuínos. Aquilo que vocês vêem, é o que é na realidade, para o bem e para o mal. E acho que o Renato não tem o problema de mostrar a sua realidade", declarou o "Special One", evidenciando a identificação com a franqueza do colega.
A conversa prosseguiu com Mourinho detalhando suas inclinações por equipes brasileiras. Durante a última edição do Mundial de Clubes, o técnico português admitiu ter nutrido especial simpatia pelo Fluminense. Além do tricolor carioca, o São Paulo foi outra equipe mencionada, impulsionada pela duradoura amizade construída com o atacante Lucas Moura, fruto da convivência nos tempos de Tottenham.
"Torcia muito para o Renato, torcia muito para o Fluminense. Não porque tenho identificação com clubes. Me dou igual com Fluminense, Flamengo, Palmeiras, São Paulo? O São Paulo não. O São Paulo tem o Lucas Moura, que é um jogador que trabalhei e posso dizer que amo aquele cara", reiterou Mourinho, sublinhando que sua predileção pelo clube paulista é uma exceção à sua neutralidade geral em relação aos grandes do futebol brasileiro.
A Conexão de Mourinho com o Futebol Brasileiro
A temática da presença portuguesa no cenário futebolístico brasileiro também foi abordada por Mourinho, que manifestou satisfação com o sucesso de seus compatriotas. Contudo, o técnico fez questão de ressaltar que não se vê como uma figura de referência para os treinadores lusos que atuam ou atuaram no país. Em sua análise, o nome de maior destaque na atual geração de técnicos portugueses no Brasil é inegavelmente Abel Ferreira.
"Não sinto (que sou uma referência). Obviamente que vejo e sigo com enorme satisfação as coisas que eles fazem no Brasil. Acho que o Abel é obviamente a grande referência não só pelo que ganhou. Outros também ganharam, como o Jesus, Artur Jorge, também ganharam a Libertadores por exemplo, mas o Abel ganha Libertadores, Brasileirão, um, dois, três, quatro, cinco anos", ponderou Mourinho, sublinhando a consistência e o volume de conquistas de Abel como fatores que o elevam acima dos demais.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros