1. Sou Imortal

Grêmio Perde para Fluminense na Arena: Soteldo Brilha e Vaga na Liberta Fica Distante

Por Redação Sou Imortal em 03/12/2025 00:03

A noite de terça-feira, 2 de dezembro, reservou um resultado amargo para o Grêmio na Arena. Em confronto válido pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor gaúcho foi superado pelo Fluminense por 2 a 1. O grande destaque da partida foi Soteldo, que quebrou um longo jejum de gols, balançando as redes duas vezes contra seu ex-clube, num autêntico exemplo da "Lei do Ex". O gol de honra gremista foi anotado por André Henrique.

Este revés representa um golpe significativo nas aspirações do Grêmio . A equipe, que almejava ascender à oitava posição na tabela ? colocação que poderia garantir uma vaga na próxima Libertadores ?, estacionou nos 46 pontos, permanecendo na décima colocação. Enquanto isso, o Fluminense segue em uma trajetória ascendente, consolidando-se na quinta posição com 61 pontos, assegurando um lugar direto na fase de grupos do torneio continental. A equipe carioca ostenta um retorno impressionante no Brasileirão, acumulando quatro vitórias e dois empates nos últimos seis confrontos.

O Primeiro Tempo: Domínio Carioca e Reação Tímida

Nos primeiros 25 minutos do embate, a equipe carioca demonstrou maior controle do jogo, mesmo com algumas imprecisões na saída de bola. A posse e a troca de passes qualificadas eram comandadas por Lucho Acosta, que orquestrava as ações ofensivas. Serna, apesar de não estar em sua melhor forma, era uma das principais válvulas de escape do meio-campo adversário. Uma falha de Freytes, zagueiro do Fluminense, quase resultou em um gol de Alysson, que finalizou sem força.

A insistência do Fluminense foi recompensada aos 19 minutos. Lucho Acosta encontrou Serna, que cruzou para Soteldo . O goleiro Tiago Volpi falhou na interceptação, e o atacante venezuelano aproveitou para empurrar a bola para o fundo da meta. Houve um momento de suspense com a checagem do VAR devido a uma possível posição irregular de Lucho, mas a tecnologia confirmou a legalidade do lance, validando o gol e colocando os visitantes em vantagem.

O gol sofrido forçou o Grêmio a uma postura mais ofensiva. A partir daí, o time da casa assumiu o domínio territorial, criando as melhores chances da primeira etapa. Pavón, com dois arremates perigosos ? um defendido por Fábio e outro que raspou a trave ?, foi o jogador mais ativo. A articulação no meio-campo, com Willian e Arthur, buscava municiar Alysson e Pavón pelos flancos, mas o espaço para finalizações era limitado. Nos acréscimos, Everaldo perdeu uma oportunidade clara para o Fluminense, isolando a bola na pequena área. Já o Grêmio teve um gol de André, de cabeça, anulado pelo VAR por impedimento, mantendo o placar inalterado ao final da primeira etapa.

Explosão de Emoções na Etapa Final e Oportunidades Perdidas

O retorno para o segundo tempo foi marcado por uma intensidade notável. Logo no primeiro minuto, uma falha de Fábio ao passar a bola para Freytes quase custou caro, com Alysson recuperando a posse na área e chutando para fora. Contudo, aos seis minutos, o Fluminense ampliou sua vantagem em uma jogada que parecia ensaiada. Serna avançou pela esquerda, cruzou para Everaldo, que tocou de primeira para Lucho Acosta, que por sua vez, também de primeira, serviu Soteldo , que finalizou para o 2 a 0.

Apesar da desvantagem, o Grêmio demonstrou resiliência e reagiu rapidamente. Apenas dois minutos após o segundo gol adversário, um escanteio preciso de Willian pela direita encontrou André Henrique . O atacante gremista subiu sem marcação e cabeceou para as redes, diminuindo o placar para 2 a 1 e recolocando o Grêmio na partida. A partir desse momento, o Grêmio manteve a pressão, enquanto o Fluminense apostava em contra-ataques velozes.

Desfecho Tenso e Consequências para o Grêmio

Ambas as equipes tiveram chances de ouro para alterar o placar. Serna, pelo Fluminense, desperdiçou uma oportunidade quase na linha do gol. Pelo lado gremista, Jardiel, que havia entrado no lugar de André Henrique , protagonizou um lance dramático. Após dividida de Edenílson com a defesa, a bola sobrou para Jardiel na pequena área. O atacante, sem olhar, desferiu um chute potente que explodiu no travessão, negando o empate ao Grêmio . Nos acréscimos, o goleiro Fábio fez uma defesa crucial em cabeçada do zagueiro Gustavo Martins, assegurando os três pontos para o Fluminense e frustrando as últimas esperanças do Grêmio em buscar o empate. A derrota em casa deixa o Grêmio em uma situação delicada na reta final do Campeonato Brasileiro, com a vaga na Libertadores cada vez mais distante.

Ficha Técnica do Confronto

Evento Detalhe
Campeonato Brasileirão - 37ª rodada
Data 2/12/2025
Local Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Público Presente 23.689
Público Pagante 23.487
Renda R$ 1.339.907,00
Gols Soteldo, 19'/1ºT (0-1); Soteldo, 6'/2ºT (0-2); André Henrique, 8'/2ºT (1-2)
GRÊMIO Tiago Volpi; Marcos Rocha, Wagner Leonardo, Gustavo Martins e Marlon; Arthur, Dodi (Cuéllar, 22'/2ºT) e Willian (Aravena, 22'/2ºT); Pavón (Edenilson, 30'/2ºT), André Henrique (Jardiel, 30'/2ºT) e Alysson (Cristaldo, 10'/2ºT). Técnico: Mano Menezes.
FLUMINENSE Fábio; Samuel Xavier (Thiago Santos, 44'/2ºT), Ignácio, Freytes e Renê; Nonato (Hércules, 30'/2ºT), Martinelli e Lucho Acosta (Ganso, 24'/2ºT); Soteldo (Keno, 24'/2ºT), Serna (Lima, 30'/2ºT) e Everaldo. Técnico: Luis Zubeldía.
Árbitro Raphael Claus (SP)
Auxiliares Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Cartões Amarelos Dodi, Gustavo Martins, Arthur (GRE); Lima (FLU)

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Recentes:
Fernanda

Fernanda

Nível: Semipro

Rank: 20362

Comentado em 03/12/2025 04:21 Precisamos começar melhor, falamos na saída de bola mas vacilamos e sofremos gols bobos
Maurício

Maurício

Nível: Semipro

Rank: 19817

Comentado em 03/12/2025 02:11 Vamos gremistas, ainda tem chão, o time mostrou raça e hora de levantar a cabeça rsrs
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos