1. Sou Imortal

Luís Castro explica escalação de jovens no Grêmio e filosofia de jogo

Por Redação Sou Imortal em 11/01/2026 00:04

A estreia de Luís Castro no comando do Grêmio foi marcada por uma goleada convincente sobre o Avenida, com um placar de 4 a 0. A partida, que serviu como pontapé inicial para a temporada, também trouxe uma surpresa na escalação: o treinador optou por dar titularidade a dois jovens de apenas 17 anos. Apesar do resultado positivo e do desempenho promissor dos novatos, Castro fez um apelo por cautela nos elogios.

O volante Tiago e o atacante Roger, ambos com 17 anos, foram os escolhidos para iniciar o confronto. A decisão chamou a atenção, mas os jovens responderam com atuações que renderam elogios. Roger, em particular, deixou sua marca com um gol e uma assistência, além de participar ativamente de outras jogadas ofensivas. Tiago , por sua vez, foi fundamental ao dar o passe para o primeiro gol do Grêmio logo no início do segundo tempo, demonstrando maturidade e visão de jogo.

Filosofia de Jogo e Aposta na Base

Ao ser questionado sobre a escolha de escalar jogadores tão jovens, Luís Castro expôs sua linha de raciocínio, enfatizando que a idade não é um fator determinante para o sucesso em campo. "Vamos contextualizar o jogo e o momento da temporada. A qualidade não tem idade. Não há jogadores velhos e novos, há jogadores que estão no Grêmio para serem rentabilizados. Um jogador novo pode estar tremendamente pronto para jogar. Eles e todos da base são investimentos ao longo do tempo feito pelo Grêmio , isso me dá prazer", declarou o treinador.

Castro reforçou a importância de valorizar a base do clube, mas também alertou para a necessidade de gerenciar as expectativas em torno dos jovens atletas. "Muita atenção à base que vamos ter, muitas vezes a utilização será gradual porque estão em processo de crescimento, vamos maneirar as coisas, não colocar as expectativas que já decidiram tudo. É bonito, mas na dose certa. Mas gostei muito da atuação deles, do Tiago e do Roger", complementou.

Preparação para o Brasileirão e Análise Tática

A estratégia de escalar os jovens talentos também está alinhada com o planejamento para a estreia no Campeonato Brasileiro, marcada para o dia 28 de janeiro. Luís Castro explicou que a partida contra o Avenida serviu como um importante teste para a equipe principal, permitindo avaliar o desempenho de todos os jogadores e prepará-los para os desafios futuros.

?Temos oito dias de treino, jogadores trabalharam debaixo de fadiga. O jogo entra no contexto pré-temporada, que temos jogos amistosos. Estes são a sério, mas não deixam de ter esse enquadramento. Vamos preparar uma equipe para o primeiro jogo do Brasileirão e vamos dar oportunidade a todos mostrar o que podem fazer em uma ideia ofensiva, defensiva, os pensamentos de transições. Dentro deste quadro jogamos?, detalhou o comandante.

A análise tática do treinador também revelou aspectos positivos da atuação gremista. "Observamos coisas muito boas, equipe com 723 passes em um campo destes, com muito mau estado, e consegue acerto de 93%, só uma equipe que trabalha muito bem para ter essa performance. Muito ganho de bola, ataques, velocidade para o go. Tivemos uma ou duas falhas que o adv poderia aproveitar, como é normal. Mas satisfeito com os jogadores. Neste contexto falamos do jogo", concluiu.

Próximo Desafio e Punição

O Grêmio já se prepara para o seu próximo compromisso, que ocorrerá na quarta-feira, contra o São José, na Arena. Contudo, a partida será disputada com portões fechados, devido a uma punição imposta ao Tricolor em decorrência de infrações cometidas na edição passada do Campeonato Gaúcho.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Recentes:
Henrique

Henrique

Nível: Pro

Rank: 25985

Comentado em 11/01/2026 04:22 Castro tá mostrando coragem, base pronto pra brigar
Diego

Diego

Nível: Pro

Rank: 26035

Comentado em 11/01/2026 02:13 Que estreia mlk Roger e Tiaguinho, vamos com tudo
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos